Uma casa de campo é um edifício bem integrado ao seu contexto, que lembra a tradição local mesmo quando é moderno. Aqui estão os principais elementos a serem considerados para o seu projeto .
Renovar uma casa de campo é o sonho de muitos, mais do que compreensível se pensarmos em algumas magníficas paisagens rurais que distinguem algumas áreas brasileiras. Quem tiver a sorte ou a oportunidade de realizar esse tipo de trabalho, certamente terá que seguir seu próprio gosto e ideias, mas lembre-se também que algumas escolhas são realmente importantes e exigem a devida atenção.
Por isso, é sempre recomendável contar com um designer profissional , que também ajudará na fase de seleção de técnicos, artesãos e empresas.
Comprar, reformar ou construir uma casa de campo?
Fazer a casa de campo dos seus sonhos pode significar possuir uma e reformar ou construir do zero .
A diferença substancial está no fato de que reforma e construção nova , principalmente quando se trata de edifícios datados feitos com materiais específicos, têm uma lógica completamente diferente .
Se for uma reforma de uma construção típica, como uma casa de campo, as escolhas devem ser pelo menos parcialmente conservadoras e valorizar a tradição do artefato, ao mesmo tempo em que agregam toques contemporâneos. Se, por outro lado, você decidir construir uma casa de campo, provavelmente será atribuído a um estilo mais moderno, talvez lembrando a tradição com um uso sábio dos materiais.
Nesse caso, não há restrições estruturais, mas apenas regulatórias. Aliás, considerando toda a burocracia relacionada , como a obtenção do alvará de construção. No caso de construção nova, o lote deve ser edificável, os limites dos volumes e superfícies construtíveis e quaisquer restrições (por exemplo, paisagem) devem ser conhecidos.
Toda esta informação também é importante para a renovação, especialmente se intervir de forma mais invasiva no existente ou pretender fazer ampliações ou alterações à forma.
Escolha de espaços e ambientes
A casa de campo deve ter espaços amplos e bem organizados, que garantam conforto e bem-estar. De fato, a escolha de viver no campo coincide muitas vezes com a necessidade dos clientes de se aproximarem da natureza, de desfrutarem de uma vida mais tranquila e saudável.
No caso de um imóvel novo, os limites são certamente mais baixos do que quando se procede a uma renovação. Neste segundo caso, de fato, os possíveis trabalhos executáveis deverão ser verificados. Por exemplo, obter um piso plano aberto provavelmente será complicado se você decidir manter a estrutura original do edifício.
Além disso, as casas de campo do passado eram geralmente divididas em muitas salas separadas.. O mobiliário interior deve refletir o gosto dos proprietários, mas geralmente há uma tendência a lembrar o contexto rural específico em que a casa está inserida.
Materiais e estética: a referência à tradição e o contexto local
Projetar uma casa de campo significa criar uma relação com o contexto e a tradição local . Isso não significa necessariamente emular uma tipologia arquitetônica do passado, mas dar vida a um diálogo entre o que está sendo construído e o ambiente que o cerca, partindo da tradição.
Atenção à luz e conforto
Por falar em materiais e sustentabilidade, resta-nos retomar o discurso inicial relativo ao bem-estar procurado por quem quer viver no campo. Por esta razão é preferível projetar um edifício que respeite os critérios do projeto bioclimático e reduza o seu impacto ambiental.
Como? Além de escolher os materiais naturais, é importante garantir o correto fornecimento de luz natural , promover a ventilação natural , distribuir os ambientes de acordo com a orientação do sol, isolar adequadamente o edifício, proporcionar sombreamento solar (também graças ao uso de vegetação e de estruturas como alpendres e pérgulas). O conforto interior é fundamental , assim como a sustentabilidade. Um elemento de novidade, em relação às casas de campo tradicionais, é certamente a inclusão de usinas para produção de energia renovável , combinadas com sistemas de armazenamento para favorecer o autoconsumo.
Atenção também aos espaços exteriores
Os espaços exteriores de uma casa de campo, claro, são fundamentais e o desenho de espaços abertos como jardins, alpendres, varandas deve ser particularmente preciso e garantir alta funcionalidade.
O estudo dos espaços exteriores incidirá na preparação de mobiliário, pavimentos, sistemas de iluminação, mas também espécies de árvores e espécies a serem plantadas . A presença de água não deve ser negligenciada, por exemplo com a construção de uma piscina ou tanques para coleta de água.