O telhado de madeira é uma excelente solução para garantir à sua casa de campo o equilíbrio certo entre conforto habitacional , segurança e eficiência energética .
A cobertura é um elemento fundamental para qualquer casa de campo: não é, na verdade, uma simples cobertura, mas sim um elemento de proteção da sua casa de campo que desempenha várias funções, desde o isolamento térmico e acústico até à poupança de energia.
A escolha da madeira para criar uma cobertura sustentável representa um excelente investimento, tanto em termos de funcionalidade como de design. A madeira sempre foi uma das matérias-primas mais utilizadas na construção civil: sobretudo nos últimos anos, assistimos a um aumento líquido da utilização deste material, dando vida a estruturas sustentáveis e seguras.
Tipos de telhados de madeira
Ao projetar uma cobertura de madeira há elementos a serem considerados com cuidado, como o projeto executivo e dimensionamento dos elementos importantes e não importantes, produção, logística e transporte e montagem, instalação.
Existem diferentes tipos de telhados de madeira, que diferem de acordo com a estrutura e abordagem da construção.
A primeira coisa a dizer é que existem telhados de madeira planos ou inclinados ; em geral, os telhados inclinados são preferidos porque esta posição evita a estagnação da água, o que pode ocorrer no caso de telhados planos.
Os telhados podem ser telhados de quatro águas, de duas ou três águas. Eles também podem ser caracterizados pela presença de águas-furtadas, vigas curvas e copas.
Telhado de madeira laminada
O telhado de madeira laminada é o tipo de telhado feito principalmente.
É um material com características físicas muito semelhantes às da madeira maciça, com a diferença de ser mais dúctil e mais versátil. Como você deve ter adivinhado, não é encontrado na natureza, mas é obtido pressionando e colando pelo menos 3 ripas de madeira.
Ao contrário dos telhados de madeira maciça, os de madeira laminada :
- Não apresentam defeitos estéticos, que podem ser encontrados na madeira maciça, causando também problemas estruturais;
- Possuem maior resistência mecânica e, por serem extremamente leves, são perfeitos para tornar a construção antissísmica;
- Possuem maior resistência ao fogo , o que afeta apenas as superfícies de glulam.
Ao contrário do telhado de concreto armado, o de madeira é perfeito para suportar grandes cargas desde os primeiros momentos da instalação, é facilmente transportável e pode ser instalado rapidamente. Além disso, graças à sua leveza, tem menos impacto nas fundações.
Telhado de madeira ventilado
Ao contrário de outros tipos de construção, a cobertura de madeira ventilada possui um vão de ventilação que permite manter um valor termo-higrométrico correto.
Com a ajuda da cavidade criada, o poder isolante do telhado será ainda mais potente, melhorando a eficiência energética e garantindo alto conforto de vida.
O telhado feito com este tipo de material, de fato, reduz a dispersão do calor no inverno, evitando também a condensação que pode ser encontrada em telhados não ventilados e que, a longo prazo, pode causar danos a toda a estrutura. Além disso, durante o verão, o teto ventilado ajuda a manter uma temperatura cada vez mais fresca em relação ao exterior.
A espessura da cavidade deve ser constante para todo o comprimento e para todos os lances que o nosso telhado de madeira possui. Fazer um telhado deste tipo requer um estudo muito aprofundado da sua casa de campo: certamente um técnico especializado poderá orientá-lo para a melhor solução para as suas necessidades.
Telhado de madeira e manutenção
Dissemos que a madeira, tanto pela sua funcionalidade como pela sua estética, é um produto excecional para a construção e arquitetura. Mas quais são as manutenções a serem feitas para um telhado de madeira?
Na verdade, uma vez instalado o telhado, o trabalho necessário é mínimo . A madeira é um material muito resistente e não requer manutenção constante e de alto custo. Se a madeira do telhado fosse danificada, o reparo seria extremamente rápido e barato: devido à sua “anatomia”, é possível ir trabalhar em uma única peça ou substituí-la e, sendo um material barato, o custo ainda seria sustentável.
Madeira: uma mistura de design e eficiência energética
Agora que vimos quais são as possibilidades relacionadas à construção de um telhado de madeira, os benefícios de uma casa de campo sustentável e decididamente mais segura, sem dúvida, ficarão mais claros para você.
A madeira é um recurso reciclável e natural, cuja utilização na construção garante um impacto ambiental quase nulo com vantagens excecionais. Resumindo: para uma casa de campo feita à medida, a madeira é a escolha ideal para desfrutar da combinação certa de design e eficiência energética.