():

Blog Projetar

Dicas de como entender as plantas baixas

Embora cada planta de casa seja um pouco diferente, se você puder ler um tipo de planta de casa, poderá ler todas elas.

Às vezes, os esboços da planta baixa recebem um pouco mais de detalhes, adicionando diagramas de camas, mesas e outros móveis. É importante observar que um esboço de planta baixa nem sempre é desenhado em escala.

Um projeto de construção, no entanto, é muito detalhado; inclui todos os elementos da construção. Como essa é a planta que um construtor usará para concluir um projeto, é importante que os desenhos dessa planta estejam corretos. Normalmente, os planos de construção são desenhados em uma escala de 1:100, com um centímetro no plano representando um metro.

O último tipo principal de planta de casa é a planta do local ou levantamento. A planta do terreno mostra a posição da estrutura no lote em relação aos limites do lote. Este plano também precisa ser preciso, uma vez que diferentes jurisdições têm especificações diferentes sobre o quão perto uma casa pode ser construída dos limites do lote.

Compreendendo a planta da sua casa

Agora que cobrimos os tipos de planos que são comumente usados, é importante saber o que os planos de sua casa incluirão. Incluído com as plantas de sua casa, você encontrará detalhes sobre as elevações externas, plantas baixas, plantas de fundação e/ou porão, seções e detalhes de construção, plantas de telhado, layouts de gabinetes, locais elétricos e notas gerais.

Desenhos de elevação externa detalham o exterior de uma casa. Isso fornece informações sobre onde as janelas, portas e guarnições externas podem ser encontradas, bem como ilustrações sobre as alturas das paredes, inclinações do telhado e alturas. Plantas baixas, geralmente fornecidas com uma folha para cada andar, em muitos casos, são os desenhos mais importantes em termos de plantas residenciais. Você descobrirá que eles incluem as dimensões e especificações mais críticas necessárias para construir a casa. Eles incluem detalhes estruturais, como vigas de piso, mas também podem incluir detalhes sobre elementos elétricos, como luzes e plugues.

Os planos de fundação e porão ilustrarão a fundação da casa, incluindo vigas estruturais, sapatas e outros elementos estruturais. Se a casa tiver um porão, as plantas do porão também mostrarão as escadas, as paredes e as janelas do porão.

As seções e os detalhes da construção mostram como os diferentes níveis e áreas da planta funcionam em conjunto uns com os outros – enquanto a planta do telhado fornece uma visão panorâmica da casa. Este desenho mostra os cumes, quadris e vales, e também pode mostrar cada caibro ou treliça. Por fim, as notas gerais são uma folha separada incluída nas plantas da casa.

Este documento contém notas e detalhes padrão que devem ser listados para estar em conformidade com os códigos de construção.

Compreendendo sua planta baixa

Como mencionado anteriormente, as plantas baixas são o elemento mais crítico das plantas de sua casa. Desenhadas em escala e mostradas de cima, as plantas baixas ilustram como as salas, espaços e características físicas funcionam em relação umas às outras dentro da casa. Eles são os principais documentos que mostram como as pessoas se moverão pelo espaço e interagirão com sua casa. As plantas baixas mostram até que ponto um espaço funcionará para o propósito pretendido.

Se você está tentando ler uma planta baixa, aqui estão alguns elementos-chave para saber:

  • Medidas: A planta baixa terá quatro conjuntos de linhas paralelas nas laterais dos desenhos. Essas linhas representam todas as medidas da casa (incluindo a largura das paredes). As linhas superiores referem-se à maior dimensão da casa, como as paredes externas.
  • Saliência e ângulo do telhado: as linhas pontilhadas na parte externa da casa referem-se à largura da saliência do telhado; as linhas pontilhadas em toda a planta baixa representam os diferentes ângulos do telhado.
  • Janelas: Expresso como um número de quatro dígitos, os dois primeiros números referem-se à altura de uma janela e o segundo conjunto refere-se à sua largura.

Pode haver algumas abreviações na planta baixa que são estranhas para você.

Com tempo e prática, pode se tornar fácil decodificar plantas de casas. Em vez de surpresas que podem vir de planos mal-entendidos, com esse tipo de entendimento, podem experimentar a verdadeira alegria de ver o projeto de sua casa ganhar vida.

Gostou do Conteúdo Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Abrir bate-papo
Posso Ajudar?
Olá, de qual informação de projeto você precisa?