():

Blog Projetar

7 truques e dicas para ajudá-lo a fazer uma planta baixa perfeita

7 truques e dicas para ajudá-lo a fazer um brainstorm para a planta baixa perfeita

Você tem a planta perfeita para sua casa construída sob medida em mente? Se o fizer, você já superou um dos desafios mais difíceis que uma casa personalizada apresenta. Caso contrário, isso não significa que você não possa criar uma casa fantástica. Significa apenas que você precisa aprender um pouco sobre o design e o fluxo da casa. Esses oito truques e dicas ajudarão você a criar uma ótima planta baixa para a casa dos seus sonhos. Ao entendê-los antes de começar a construir, você poderá planejar uma ótima casa e evitar cometer alguns erros caros.

  1. Certifique-se de ter bastante espaço de armazenamento

Não há nada tão irritante quanto não ter onde colocar suas coisas. Certifique-se de planejar uma despensa de bom tamanho, armários e outras áreas de armazenamento. Mesmo que você ache que não terá tanta coisa para armazenar, mais tarde descobrirá que suas coisas parecem se multiplicar. Adicione alguns armários embutidos extras e amplie um pouco sua despensa. Você verá que o espaço extra definitivamente vale a pena.

  1. Considere o Fluxo de Tráfego

Como as pessoas entrarão e sairão de sua casa? Você pode facilmente passar do seu quarto para a sala de estar, ou há paredes e corredores pelos quais você precisa navegar? Uma casa labiríntica parecerá mais apertada do que uma mais aberta. Muitas pessoas estão optando por espaços de estar/jantar/cozinha em plano aberto porque esses conceitos de piso aberto fazem a casa parecer maior.

Além disso, pense no fluxo entre o interior e o exterior. Se você vai fazer muita jardinagem, pode querer abrir a porta dos fundos para a cozinha ou perto de um banheiro pequeno para poder lavar a sujeira sem sujar a casa.

  1. Pense onde você estará daqui a 20 anos

A planta baixa que você está preparando é à prova de futuro? Se você está pensando em ter filhos, há espaço para um berçário? Sua casa poderá acomodar várias crianças ou apenas uma? Você tem espaço para expandir seu negócio baseado em casa?

Mas quando você pensa no futuro da sua casa, precisa pensar em mais do que apenas acréscimos. Você também precisa pensar sobre o envelhecimento em sua casa. E se você ou seu cônjuge precisassem começar a usar um andador ou uma cadeira de rodas? Os corredores e portas são largos o suficiente? Se você não consegue subir e descer escadas com tanta facilidade, a planta baixa acomoda isso? Uma suíte master no primeiro andar pode fazer mais sentido se você planeja ficar em sua casa por anos.

  1. Considere a parte elétrica e hidráulica

Ao planejar para onde vão as linhas elétricas e os canos, você poderá reduzir seu orçamento. Quanto menos trabalho você tiver que fazer, menor será o custo. É simples assim. Embora os materiais aqui sejam baratos, o trabalho envolvido na passagem de tubos e fiação pode aumentar rapidamente. É por isso que muitas casas alinham a cozinha com os banheiros. É mais fácil passar a tubulação ao longo de uma parede do que tentar passá-la por toda a casa.

  1. Tenha uma lavanderia separada e área de serviço

Uma lavanderia separada é um ótimo complemento que geralmente não requer muito espaço. Coloque a lavadora e a secadora em algum lugar fora do caminho e desfrute de uma área dedicada à sua lavanderia. Caso contrário, pode acabar na cozinha ou escondido atrás de algumas portas dobráveis no corredor, e nenhuma das duas é uma situação ideal.

Construir uma casa de dois andares com todos ou a maioria dos quartos no andar de cima? Pense em uma lavanderia no segundo andar. Esse conceito popular significa que você pode evitar carregar cestos de roupas pesadas para cima e para baixo nas escadas. Seus joelhos irão apreciá-lo.

  1. E quanto aos seus hobbies?

Pense em seus hobbies e quanto espaço eles exigem. Precisa de uma sala de costura? Que tal uma área para criar? Se você administra seu próprio negócio, pode querer dedicar algum espaço a um escritório doméstico ou armazenamento.

Se você faz carpintaria, metalurgia ou outro hobby que faz principalmente ao ar livre, considere reservar uma parte do seu quintal para esse hobby. Isso pode significar incluir uma oficina ou pelo menos um prédio de armazenamento em seus planos. Se você tem filhos que praticam esportes, pense no layout do seu quintal e se eles terão ou não espaço para praticar.

  1. Deixe espaço para mudanças

Quão flexível é sua planta baixa final? Você poderia trocar um quarto e seu escritório em casa? Isso pode ser muito difícil se você decidir que o espaço do escritório não precisa de seu próprio armário. Existe espaço para adicionar uma ilha à cozinha se você decidir que quer uma? A quantidade de flexibilidade que sua planta baixa tem é essencial quando você realmente começa a morar em sua nova casa.

Às vezes, o que parece ser perfeito no papel não é realmente o que você precisa quando está em casa. Se você deixar alguma flexibilidade no espaço, poderá fazer ajustes conforme necessário.

Gostou do Conteúdo Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Abrir bate-papo
Posso Ajudar?
Olá, de qual informação de projeto você precisa?