Guia Definitivo sobre Planta Baixa – Parte 1
Os planos de construção são o recurso mais importante e comumente usado para o desenvolvimento do espaço em todas as áreas da construção. Mas para que serve? Que tipos existem? Como criar um projeto arquitetônico?
Aqui tiramos todas essas dúvidas e damos dicas incríveis para o desenvolvimento do seu projeto. acompanhamento!
Ao tentar representar um projeto, um dos primeiros desenhos feitos é uma planta baixa, também conhecida como planta baixa.
Existem diferentes tipos de plantas, cada uma servindo a um propósito diferente. Ou seja, plantas diferentes devem representar o mesmo espaço.
O programa é uma ferramenta de representação extremamente importante para cada estudante de engenharia civil, arquiteto, engenheiro, designer e outros.
É importante que esses profissionais tenham no mínimo conhecimentos básicos de leitura, interpretação e elaboração de plantas baixas.
O que é projeto arquitetônico?
Uma planta baixa é um esquema técnico de um projeto arquitetônico, consistindo em uma seção horizontal imaginária a 1,50 metros acima do solo.
Uma instalação deve ter um ambiente (por exemplo, sala, quarto, banheiro, corredor, etc.), entrada e circulação (por exemplo, portas, janelas e corredores). Mostrado de cima, mas sem cobertura (teto ou telhado).
Por que há 1,50 m no primeiro andar?
Utilizamos uma medida de altura de 1,50 metros porque esta é a altura em que partes imaginárias podem cobrir aberturas, como portas, e principalmente janelas que podem ser vistas e representadas na planta baixa.
Desta forma, podemos ver o espaço idealizado e ver como a edificação se dará. Além disso, você já pode ver como o prédio vai ocupar o terreno.
Afinal, qual é o propósito de uma planta de construção ou planta baixa?
Uma planta baixa, ou apenas uma planta baixa, é um mapa, a principal ferramenta de representação, é fornecida ao mestre da obra ou responsável pela execução da obra, é algo que orienta a equipe de trabalho quanto às dimensões e piso plantas do edifício em relação a ele.
O apêndice serve como guia para todo o processo. A partir daí entendemos todas as dimensões, a distribuição espacial e depois desenvolvemos outras partes do projeto como cortes, alçados e plantas complementares.
A planta baixa determina o tamanho, área, aberturas de portas e janelas de cada cômodo, a disposição dos móveis, a disposição do jardim e tudo o que for necessário para representar o projeto.
A importância das plantas baixas e dos planos de construção
As plantas baixas são importantes para o sucesso de um trabalho. Embora alguns projetos sejam mais simples, as plantas são na verdade guias de trabalho.
Além disso, todos os itens adicionais como elétricos, hidráulicos, estáticos etc. dependem da planta baixa a ser desenvolvida.
Em primeiro lugar, esta é a primeira ferramenta que você usará para vender seu projeto. Esta é a primeira exposição do cliente a algo que antes era apenas uma ideia, mas agora é mais concreto.
Veja a ideia no papel, tenha uma base, acompanhe os argumentos e ganhe forma, trazendo realidade para um projeto que ainda não foi construído.