():

Blog Projetar

Planta Baixa de Casa de Campo, o que não pode faltar?

Como entender uma Planta baixa, sem ser profissional da área.

A princípio, um dos pontos mais essenciais no que em se tratando de execução de projeto é o entendimento da Planta baixa de casa de campo.

Em modo geral as plantas baixas de casa de campo, sempre trazem informações técnicas. Que ancoram um entendimento fácil para o profissional que vai executar a sua obra.

Mas aqui sobretudo vamos trazer de um forma, mais clara para o seu entendimento. Que é de alguém que está prestes a adquirir um projeto e precisa saber se ele tem os pontos necessários para a construção.

Contudo as Indicações que tem que ter na planta baixa de casa de campo são; Paredes, Pisos, Portas, Janelas, degraus, Rampas, Pilares e Dimensões (medidas)

  • PAREDES – Como são representadas na planta baixa de casa de campo

Em toda planta baixa de casa de campo, bem como em qualquer projeto de arquitetura as paredes são representadas em sua maioria por linhas continuas.

Esta representação é por vezes preenchidas completamente por hachuras. Portanto, há casos que no núcleo da representação da parede mostra-se a subdivisão da mesma. E representando o preenchimento dentro dela do que vai ocupar o tijolo, chapisco, emboço e reboco.

Estes itens tem que estar presentes na representação gráfica da parede de uma das formas antes citadas.

  • PISO – Como são representadas

Esta representação é mostrada na folha de desenho, com uma hachura de uma cor única que fará parte da composição interna entre as paredes.

A planta baixa de casa de campo também mostrará com uma hachura de cor diferente o piso da varanda, para que este se diferencie do piso interno da casa.

Outra parte importante a ser observada são as áreas molhadas que são representadas por hachuras quadriculadas. Partes molhadas que são os pisos do banheiro, cozinha e área de serviço ou lavanderias. Nas partes onde excede o detalhamento de linhas contínuas delimitando os limites da casa. Fica na planta com hachura em verde ou pontilhada em todo o seu entorno a representação da grama ou terreno natural.

  • PORTAS – Como são representadas na planta baixa de casa de campo

Em uma planta baixa de casa de campo, as portas são exibidas no desenho também com mais grossas. As linhas contínuas representam a sua extremidade externa e as linhas tracejadas são aplicadas na parte interna da representação retangular e representam a folha de madeira da mesma. Na neste mesmo desenho encontra-se um ângulo que representa o sentido de abertura da porta, que indica para qual lado ela vai abrir.

  • JANELAS – Como são representadas

Estas esquadria que igual a porta é presente na planta baixa de casa de campo. Dessa Forma, ela também conta com a mesma descrição de desenho detalhada acima sobre as portas. Linhas contínuas representam a parte externa e tracejadas o madeiramento interno das partes da janela, onde consideramos aqui serem de madeira, por que sendo em outro material a representação não muda. A janela na sua representação pode conter além do ângulo indicando o sentido de abertura, setas, nos casos onde a mesma pode ser uma janela de correr.

Você pode Observar que esta representação encontra-se detalhada no desenho na maioria dos casos com um número ocupando a parte interna da sua representação. Nesse sentido as linhas são contínuas na sua extremidade e os números do menor para o maior indica que os números maiores estão no sentido de subida em relação aos números menores.

  • RAMPAS – Como são representadas

Já para a representação das rampas nas plantas baixas de casas de campo, temos dois facilitadores. Para ter percepção dela na planta. O primeiro fator é o próprio nome que se encontra entre as linhas contínuas e o Segundo fator é uma seta que sempre indica o sentido de descida da rampa. Na maioria dos casos as rampas tem sua inclinação indicada numericamente em porcentagem.

  • PILARES – Como são representadas na planta baixa de casa de campo

Definitivamente, não tem como falar em casa de campo, sem falar em varandas. E para que elas sejam viabilizadas, o que sempre vai aparecer na planta baixa de casa de campo são os pilares, que são representados por quadrados ou retângulos e com linhas contínuas. Dessa forma os pilares podem ter seu interior preenchido com hachuras de cores variadas para indicar a diferenciação entre eles e as paredes.

  • DIMENSÕES (medidas) – Como são representadas

Contudo, esta é sem dúvidas a mais importante entre os itens acima citados e a elas atribuímos o nome técnico de cotas. Atualmente elas estão presentes por todas as plantas baixas de casa de campo, são acompanhadas por linhas e setas ou traços inclinados indicando o seu início e fim. Assim é justamente no meio desta linha de cota se encontra a dimensão ou a medida. Desse modo, por norma estão sempre acima ou a esquerda da linha e indicam em milímetros, metros ou centímetros todos os afastamentos e distancias dos itens acima citados. Que são: Paredes, portas, janelas, rampas, pilares e demais partes da edificação que existe numa planta baixa de casa de campo e que aqui não foi citada. Por fim, agora você está apto a ver e entender o que representa casa desenho na planta baixa de casa de campo.

Gostou do Conteúdo Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Abrir bate-papo
Posso Ajudar?
Olá, de qual informação de projeto você precisa?