Planta Baixa x Planta de Construção
Como o tema da planta baixa é tão avançado e detalhado, na maioria das vezes, os alunos de arquitetura ou design de interiores ficam confusos quando alguém se refere a diferentes tipos de plantas de construção, como plantas, rascunhos, planta do local, etc. Aqui, vamos ajudá-lo a entender as principais diferenças entre outros planos de construção e como o piso é diferente da maioria deles. Também o ajudaremos a navegar por diferentes usos e dicas para esses diferentes planos de construção.
Planta Baixa vs. Desenho
Na arquitetura e na construção civil, o desenho cria uma representação precisa de diferentes objetos, edifícios ou casas para fins técnicos ou de engenharia. As plantas baixas ilustram a relação entre diferentes salas e elementos da sala. No entanto, no desenho, os objetos são desenhados em escala e geralmente compreendem uma vista superior, uma vista lateral e uma vista principal do edifício.
Uso: Assim como as plantas baixas, o desenho ou o desenhista arquitetônico são úteis quando se trata de construção. Algumas das tarefas importantes de um desenhista de arquitetura são:
- Com um desenhista, você pode delinear facilmente a quantidade e a qualidade dos materiais necessários. Na maioria dos casos, inclui as taxas de mão de obra, prazo e custo de conclusão do projeto.
- A criação de rascunhos ajuda a preparar as especificações de construção para atender aos seus requisitos atuais.
Dicas: Ao criar o rascunho arquitetônico, existem algumas etapas ou dicas importantes que você precisa considerar, como:
- Obtenha uma lista dos objetos antes de se sentar e começar a desenhar.
- Entenda os requisitos e trabalhe em seu desenho de acordo.
Planta Baixa vs. Planta
Uma planta baixa é uma vista de um prédio diretamente de cima, enquanto uma planta é um desenho criado em um tipo especial de papel com alguns produtos químicos nele. Ao mesmo tempo, uma planta baixa mostrará um espaço de porta e janela. No entanto, um projeto especificará as dimensões corretas das janelas e portas.
Uso: Assim como uma planta baixa, a criação de um projeto serve a vários propósitos, como:
- Define as necessidades de todo o edifício.
- Um projeto ajudará você a cumprir o cronograma e o orçamento.
- Com a ajuda de um projeto, você garante que a manutenção fácil será feita no futuro.
Dicas: Ao criar uma planta para o seu projeto de construção, siga algumas dessas dicas para obter melhores resultados:
- Certifique-se de que os blocos de título e revisão no projeto estejam claramente marcados.
- Os projetos geralmente consistem em símbolos e números – certifique-se de aprender esses símbolos e abreviações de projeto com antecedência.
Planta Baixa vs. Planta do Local
Um plano de local, comumente conhecido como plano de plotagem, é um desenho técnico que ilustra visualmente as condições existentes e propostas para uma determinada área. Na maioria das plantas do terreno, ilustramos uma parte do terreno que precisa ser modificada.
Uso: Em comparação com as plantas baixas, que retratam a casa e a relação entre os diferentes cômodos, as plantas do local representam como o terreno é utilizado e incluem os detalhes das áreas ao redor. Alguns dos usos importantes de ter um plano de site são:
- Ajuda a enviar o documento de referência a prefeitura para verificação e aprovação.
- Ele protege os proprietários de terras, cumprindo as regras e regulamentos do governo.
Dicas: Ao trabalhar em um plano de site, você precisa seguir algumas dicas, como:
- Cumpra sempre as regras e regulamentos governamentais.
- Certifique-se de ter as legendas e símbolos corretos adicionados ao plano do site.