():

Blog Projetar

Tipos de churrasqueira para casa de campo

Imagine uma noite de verão, a música, as luzes ao redor das árvores, as mesas e o cheiro de algo bom cozinhando na grelha.

Uma casa no campo oferece, graças à presença de uma grande área ao ar livre , a possibilidade de organizar festas e jantares em família durante todo o ano.

Há muitos proprietários de apartamentos que sonham em cozinhar na churrasqueira. Muitas vezes fazer isso em um prédio é impossível, tanto pelo regulamento do condomínio quanto pela fumaça que pode incomodar os vizinhos.

Uma casa de campo, por outro lado, oferece a privacidade certa e a área necessária para instalar um bom churrasco.

Não só a horta e a zona dos animais, há muitas pessoas que fazem uma pequena cozinha no exterior, com churrasqueira para cozinhar carne, peixe e legumes, ao lado de um forno para pizzas.

Se os metros quadrados o permitirem – e quase sempre acontece – existe também a possibilidade de criar uma piscina. E pronto: o rústico no campo torna-se o local perfeito para passar dias de descontração, recebendo amigos e parentes.

Como construir uma churrasqueira de tijolos, o projeto

Para poder construir uma churrasqueira de tijolos de forma artesanal, funcional e eficiente, é necessário fazer um projeto inicial .

Primeiro você tem que escolher o local onde será usado, tentando entender se o espaço que temos é suficiente para o que queremos alcançar.

Além disso, a churrasqueira é quase sempre utilizada para almoços ou jantares ao ar livre e, instalá-la no jardim, seria certamente a melhor escolha. Imediatamente após a escolha do local, será necessário avaliar se o tipo de base sobre a qual a churrasqueira será apoiada é adequado.

Se for pavimentado , com certeza ficará bom; se, por outro lado, for feito de solo , certifique-se de que seja do tipo denso. Muitos não dispõem de área pavimentada em seu espaço aberto, mas, nesse sentido, tal base, mais segura e estável do que uma base térrea, pode ser criada propositalmente.

Por fim, você deve escolher o tipo de combustível que será usado durante o cozimento (pode ser uma churrasqueira a lenha , elétrica, a gás ou a carvão ). Além dessas considerações principais, é útil fazer a churrasqueira de tijolos em áreas arejadas e espaçosas, de modo a permitir que quem a utiliza se movimente livremente sem correr o risco de se queimar por estar muito próximo da churrasqueira.

Quais materiais para a sua churrasqueira da casa de campo?

Existem diferentes modelos de churrasqueiras , cada um precisa de materiais diferentes para ser construído. A lista de produtos úteis para a construção de nossa churrasqueira de tijolos é a seguinte:

 

  • Tijolos refratários (ou seja, que resistem a altas temperaturas) e não furados. Vamos decidir o tamanho final da churrasqueira, então o número de tijolos também vai mudar de acordo com a necessidade de quem está construindo. Para saber a quantidade de tijolos a comprar, é preciso fazer um cálculo simples: é preciso somar a superfície das paredes que comporão a churrasqueira e dividi-la pelo tamanho de um único tijolo. O número obtido nos revelará quantos tijolos temos que comprar.
  • A argamassa de cimento , também neste caso deve ser refratária . É muito importante lembrar desse detalhe, ou todo o trabalho e dinheiro gastos serão perdidos. Se soubermos o número de tijolos, podemos comunicá-lo a alguém especializado neste setor e ele poderá dizer-nos a quantidade de argamassa necessária para o nosso trabalho. Se quisermos fazer a fundação, precisaremos de cascalho, concreto e cimento. Por outro lado , se for uma churrasqueira portátil , devem ser adquiridos 4 rodas com um raio de 5 cm e, por questões de segurança, é aconselhável que 2 delas sejam equipadas com freios.
  • 2 tábuas grandes, uma de 50x600x720 mm (os números referem-se respectivamente à espessura, largura e profundidade) e outra de 50x480x600. A primeira servirá como superfície de apoio, enquanto a segunda será utilizada para o fogo.

 

  • 1 placa perfurada (ou folha), medindo 40 × 50 cm, vamos precisar, para suportar o combustível necessário.
  • 50 cm quadrados de azulejos que preferencialmente devem ser em terracota (material mais resistente a altas temperaturas e com estilo adequado ao tipo de objeto que estamos fazendo).
  • Finalmente 1 grade de ferro de 520 × 600 mm.

Gostou do Conteúdo Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Abrir bate-papo
Posso Ajudar?
Olá, de qual informação de projeto você precisa?