Guia geral sobre Planta Baixa – Parte 3
Continuando nosso guia geral sobre planta baixa.
Rascunho
Neste rascunho, deve ficar mais claro do que nunca como o projeto funciona. Após a primeira ideia ter sido aprovada em pesquisa preliminar, o próximo passo foi desenvolver um projeto mais específico para esclarecer a função do sistema.
Quaisquer detalhes que não tenham sido definidos até então devem ser incluídos no desenho para aprovação. Como a planta foi mostrada para leigos na parte técnica, os desenhos tinham que ter linguagem simples e instrutiva.
O layout é importante nesta seção, pois móveis e outros acessórios ajudam a dar sentido ao espaço. Algumas cotas simplificadas também são bem-vindas para dar mais significado a essas medidas.
Planta legal
Nesta fase, o projeto será submetido à aprovação do Conselho. Portanto, o foco deste anexo é o pessoal da Prefeitura que aprovou o projeto.
O design é voltado para pessoas com conhecimento técnico. Você precisa analisar a peça por sua estrutura, então o layout não importa agora.
As informações podem variar de acordo com o projeto e cada comunidade pode ter uma lista diferente de necessidades. Em geral, algumas informações que não devem ser ignoradas são as seguintes:
Cota;
Áreas molhadas;
frustração;
Áreas impermeáveis;
Abertura;
Quadro de quadros;
Alcance ambiental;
Utilização, penetração, etc.
Plano Executivo
Um blueprint para um projeto de execução é algo que orienta as pessoas que irão executar o trabalho. Este programa está disponível para arquitetos, pedreiros, engenheiros e todos os demais profissionais envolvidos nesta fase.
É como um manual com instruções, permitindo que os profissionais reproduzam para ampliar as ideias propostas pelo arquiteto.
Na representação gráfica deste quadro, é importante que as informações sejam claras, de fácil compreensão, e a disposição do ensino é muito importante para evitar erros na leitura e compreensão dos itens.
Para evitar erros de interpretação e execução, os itens devem incluir todas as dimensões, níveis, detalhes necessários e quaisquer outros auxílios gráficos para facilitar a leitura.
Planta humanizada
Planta humanizada é um recurso representativo usado para dar ao cliente uma compreensão clara dos conselhos dos profissionais que ele contrata.
Como uma planta humanizada é uma versão mais realista e menos técnica de uma planta baixa, ela é mais frequentemente usada por profissionais da construção, como arquitetos e engenheiros.
A facilidade de uso fortalece o catálogo de vendas e atrai clientes e investidores mesmo quando a empresa está em fase inicial de execução, superando assim o retorno esperado do investimento para o projeto.
Escala do plano de construção
É importante que as plantas tenham sempre as proporções e dimensões corretas. É impossível fazer um trabalho perfeitamente sem escala, portanto, cada planta baixa deve ser de escala perfeita e especificada no projeto.
Todo bom profissional deve dominar esta disciplina para desenvolver plantas de forma adequada e eficiente. É por isso que preparamos essas dicas importantes de dimensionamento para você.
Afinal, o que é escala?
Escala é a relação entre o tamanho do desenho e o tamanho da peça a ser representada. Existem também algumas proporções mais comuns: 1:20, 1:25, 1:50, 1:75, 1:100, 1:500. Tudo depende dos desenhos apresentados, das suas dimensões reais e do nível de detalhe necessário.
Tomando uma escala de 1:50 como exemplo, isso significa que o tamanho exibido é na verdade 50 vezes maior, ou seja, 1 cm na imagem corresponde a 50 cm na vida real. Use uma barra de escala para que o projeto possa ser visualizado em papel, caso contrário precisaríamos de papel enorme para imprimir o projeto em tamanho real.