Planta de construção: o que é e para que serve uma planta baixa – Parte 1
O planejamento arquitetônico é um dos documentos mais importantes para a construção e renovação ambiental. Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o assunto e não sabem para que serve.
A boa notícia é que facilitamos para você! Selecionamos as informações mais importantes sobre planos de construção e as coletamos em um só lugar. Então, não deixe de ler este artigo antes de começar a trabalhar!
O que é um projeto arquitetônico?
Um desenho de construção, também conhecido como planta baixa, é um desenho técnico de um edifício. A ideia é fazer um corte imaginário no ambiente, com cerca de 1,5m de altura, para melhor visualizar todos os detalhes.
Então é como olhar para o seu trabalho de cima, sem teto ou teto. Isso ajudará você a entender detalhes importantes, como a localização de quartos individuais e a ocupação da propriedade.
Sem dúvida, este é o recurso mais importante para o desenvolvimento de qualquer espaço, seja ele residencial ou comercial. Lá você encontra todos os ambientes e sabe exatamente onde estão as portas, janelas e corredores.
E a função do projeto arquitetônico?
A principal função do projeto arquitetônico é orientar outros profissionais durante a obra e fazer recomendações ao cliente. Em outras palavras, é como uma espécie de planta arquitetônica que dita como o ambiente deve ser construído.
Com este documento, qualquer pessoa pode entender o que está sendo alcançado – mesmo sem conhecimentos técnicos em arquitetura ou engenharia. Além disso, contém informações básicas sobre a implementação, como: B. Dimensões e posição dos elementos.
Vale ressaltar que outros projetos existentes em uma obra dependem deste documento, por exemplo:
- elétrico;
- hidráulica;
- tubos;
- Estrutura;
- Engenheiro de iluminação.
Que tipos de planos de construção existem?
Você sabia que existe mais de um tipo de plano de construção? A construção é um processo complexo e cheio de detalhes. Por esta razão, várias plantas baixas são necessárias.
Estudo de planta baixa
Um plano de estudo é na verdade um esboço feito por um arquiteto para visualizar suas ideias. É a primeira representação do ambiente, e sua função é mostrar como tudo interage e se organiza no espaço.
Devido às suas propriedades, esta planta é quase sempre algo muito simples, pintado à mão ou feito por programas especializados. Afinal, isso é para posicionar melhor a próxima fase do projeto.